Pedagogia VII visita Escola Família Agrícola do Sertão

No dia 08 de julho, os alunos do curso de Pedagogia VII da Faculdade do Sertão Baiano realizaram uma atividade obrigatória da disciplina Educação do Campo, ministrada pelo professor Raimundo Pinheiro Venâncio Filho. Os discentes tiveram a oportunidade de vivenciar em aula de campo, o modelo e exemplo da educação, convivência e identidade territorial no campo, conhecendo mais profundamente as propostas da Escola Família Agrícola do Sertão, localizada na zona rural de Monte Santo.

O monitor/professor Gilmar e alguns alunos do curso técnico em agropecuária foram os responsáveis pela recepção e apresentação da proposta pedagógica da escola, assim como guiaram a turma pelas dependências da unidade de ensino, apresentando a estrutura e os ambientes onde são desenvolvidas atividades como manejo e técnicas de correção do solo, criação e cuidados com caprinos e ovinos, criação de galinha caipira, produção de óleo vegetal, criação porcos e peixes, hortas, pomares e viveiros de plantas nativas que são utilizadas como fonte medicinal alternativa, além de outras culturas ligadas à proposta agroecológica desenvolvida na escola. Os bancos de sementes também foram apresentados como uma forma de preservar as sementes para o futuro.

O modelo pedagógico aplicado na escola vem mostrando que há outras possibilidades de se viver no sertão, enxergando o campo não só como lugar de produção agropecuária, mas, como lugar de possibilidades, de vivência e de territorialidade própria.

Agradeço a todos os alunos pela participação. Obrigado!

Fonte: Raimundo Pinheiro Venâncio Filho

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.